Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Recife

Autores

  • Josinete Fernandes Macêdo
  • Wilton Bruno Santana de Luna
  • João Gabriel Nascimento de Araújo
  • Ayane Maria Gonçalves da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v26i0.470

Palavras-chave:

aprender, estilos de aprendizagem, teste de Kolb

Resumo

Se existem padrões de como ensinar, devem existir padrões de como aprender. Aprender é desenvolver habilidades para lidar com a realidade externa e nesse processo, o ser humano está envolvido totalmente: seu corpo, sua inteligência, seu mundo afetivo e sua condição relacional. Para interagir com a realidade externa é preciso: o corpo, para entrar em contato com a realidade, a inteligência, para pensar sobre esta realidade, a vontade e disposição para esta interação acontecer, e que o organismo esteja funcionando de maneira que favoreça este processo (Bossa, 2009). Conhecer a forma pessoal e única de aprender pode tornar a procura pelo conhecimento mais fácil, prazerosa e rápida. O objetivo desta pesquisa é identificar os diferentes estilos de aprendizagem, assim como identificar o estilo predominante entre os acadêmicos do curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em Recife. Também busca investigar como ocorre este processo de aprendizagem, dentre as características pessoais de cada aluno e o que molda seu estilo quando o mesmo organiza estratégias mentais para aprender. Vale ressaltar que esse artigo difere de outras pesquisas, pois visa favorecer um autoconhecimento no aluno, nos seus processos e métodos de estudo, porque aprender é um processo que acontece no aluno e do qual o aluno é o agente essencial.

Biografia do Autor

Josinete Fernandes Macêdo

Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Santa Helena (FSH)

Wilton Bruno Santana de Luna

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

João Gabriel Nascimento de Araújo

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Ayane Maria Gonçalves da Silva

Mestranda em Controladoria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

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Publicado

2020-01-31

Como Citar

Macêdo, J. F., Luna, W. B. S. de, Araújo, J. G. N. de, & Silva, A. M. G. da. (2020). Aprendendo a aprender – uma análise sobre os estilos de aprendizagem de alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior de Recife. Revista Científica Hermes, 26, 77–98. https://doi.org/10.21710/rch.v26i0.470

Edição

Seção

Artigos