O ensino da contabilidade para não contador: como os estudantes de administração e economia aprendem

Autores

  • Ivanice Teles Floret Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v17i0.300

Palavras-chave:

administração, contabilidade, economia, aprendizado, eficácia

Resumo

O Ministério da Educação (MEC) institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, as quais determinam que essas graduações devem possibilitar a formação do profissional, com pelo menos competências e habilidades em equacionar soluções, pensar estrategicamente e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão. Sob esse aspecto, este estudo objetivou, principalmente, observar na percepção dos discentes quais são as formas de aprendizado que lhes são favoráveis para aquisição de conhecimentos alusivos à Contabilidade. A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa de campo em 4 renomadas Universidades do Brasil, situadas em Curitiba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Foi utilizado um questionário contendo perguntas com afirmações positivas e negativas. O programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 20.0 foi utilizado para processamento dos dados obtidos, cujas análises foram submetidas ao teste Mann Whitney. Os resultados mostram que, na percepção dos alunos, o aprendizado em Contabilidade é mais eficaz quando o ensino está associado à resolução de exercício e atividades práticas.

Biografia do Autor

Ivanice Teles Floret, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Ciências Contábeis

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Publicado

2017-01-31

Como Citar

Floret, I. T. (2017). O ensino da contabilidade para não contador: como os estudantes de administração e economia aprendem. Revista Científica Hermes, 17, 123–139. https://doi.org/10.21710/rch.v17i0.300

Edição

Seção

Artigos