Análise da satisfação dos consumidores finais: um estudo em uma empresa do setor de vending machines na cidade de Santa Maria – RS

Autores

  • Maíra Nunes Piveta Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maríndia Brachak dos Santos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Fabrício Nunes Gomes Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v15i0.259

Palavras-chave:

pesquisa de satisfação, consumidores finais, marketing digital, vending machines

Resumo

As organizações estão inseridas em um ambiente concorrencial globalizado que sofre transformações e avanços constantemente. Diante desse cenário, a empresa Alpha, que comercializa máquinas automáticas de café e insumos, adotou como estratégia se aproximar dos seus consumidores finais. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho foi identificar e avaliar o grau de satisfação dos consumidores finais da empresa Alpha no que tange aos produtos e bebidas e marketing digital nas mídias sociais. A pesquisa pode ser classificada como descritiva quanto à natureza com abordagem quantitativa, por intermédio da aplicação de um instrumento de pesquisa junto a uma amostra de cento e vinte consumidores finais da empresa Alpha nos pontos de venda. Os resultados da pesquisa indicaram que, de maneira geral, a satisfação dos consumidores finais quanto aos produtos Alpha é grande, exceto no que se refere aos fatores preço e quantidade de açúcar. Ainda, observou-se que o alcance das ações de marketing digital da Alpha é baixo, sendo evidenciado por meio de baixos graus de satisfação justificados pela falta de conhecimento dos consumidores. Por fim, também foram apresentadas oportunidades e sugestões de melhorias.

Biografia do Autor

Maíra Nunes Piveta, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bacharel em Administração - UFSM

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Administração (UFMG)

Maríndia Brachak dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Administração (UFSM)

Fabrício Nunes Gomes, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Graduando em Administração (UNISUL)

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Publicado

2016-06-01

Como Citar

Piveta, M. N., Scherer, F. L., dos Santos, M. B., & Gomes, F. N. (2016). Análise da satisfação dos consumidores finais: um estudo em uma empresa do setor de vending machines na cidade de Santa Maria – RS. Revista Científica Hermes, 15, 173–197. https://doi.org/10.21710/rch.v15i0.259

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