Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas

Autores

  • Adriana Benedita Soares de Lima Universidade de Taubaté
  • Glauco D'anderson Setimo Ferreira Universidade de Taubaté
  • Maria Aparecida Campos Diniz de Castro Universidade de Taubaté
  • Helimara Vinhas Siqueira Pinto Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v15i0.240

Palavras-chave:

supervisor de ensino, gestor, ferramentas administrativas, disfunções, tecnologia da informação e comunicação

Resumo

Esta pesquisa investigou a atuação do Supervisor de Ensino e do Gestor Escolar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a fim de identificar as disfunções nos processos administrativos e pedagógicos que inviabilizam a efetiva aprendizagem dos alunos. Nesse estudo de caso, foram efetuados levantamentos diagnósticos de processos escolares, apoiando-se em ferramentas administrativas e das tecnologias da informação e comunicação. Foram propostas e executadas, com os pesquisados, ferramentas que possibilitam mais eficácia na atuação desses profissionais na gestão das escolas com a elaboração de um planejamento estratégico e a execução de Projetos de Melhorias, utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TIC). A metodologia apoiou-se em uma abordagem qualitativa e contou com a pesquisa bibliográfica. Os cenários da pesquisa foram duas escolas sob jurisdição da Diretoria de Ensino de Taubaté e os sujeitos pesquisados foram os supervisores, os diretores, os professores, os coordenadores e os funcionários dessas escolas. Foram utilizadas as ferramentas administrativas e tecnológicas: Árvore da Realidade Atual, Matrizes dos Projetos de Melhoria e Planilha (SPM).

Biografia do Autor

Adriana Benedita Soares de Lima, Universidade de Taubaté

Mestrado em Desenvolvimento Humano.Linha de Pesquisa: Contextos,Prá¡ticas Sociais e Desenvolvimento Humano

Glauco D'anderson Setimo Ferreira, Universidade de Taubaté

Mestrado em Desenvolvimento Humano.Linha de Pesquisa: Contextos,Práticas Sociais e Desenvolvimento Humano.

Maria Aparecida Campos Diniz de Castro, Universidade de Taubaté

Professora doutora pela PUC, Professora do Mestrado em Desenvolvimento Humano.

Helimara Vinhas Siqueira Pinto, Universidade de Taubaté

Mestrado em Desenvolvimento Humano.Linha de Pesquisa: Contextos,Práticas Sociais e Desenvolvimento Humano.

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Publicado

2016-06-01

Como Citar

de Lima, A. B. S., Setimo Ferreira, G. D., Diniz de Castro, M. A. C., & Siqueira Pinto, H. V. (2016). Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas. Revista Científica Hermes, 15, 263–284. https://doi.org/10.21710/rch.v15i0.240

Edição

Seção

Artigos