Ciência, tecnologia e sustentabilidade socioambiental

Autores

  • Glaucia Costa

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v1i1.16

Palavras-chave:

meio ambiente, movimento ambientalista, sustentabilidade socioambiental, ciência e tecnologia

Resumo

Ciência, tecnologia e sustentabilidade socioambiental Há na sociedade global uma conjuntura de insustentabilidade socioambiental na qual a sobrevivência do sistema capitalista de produção e a própria espécie humana estão colocadas em risco. Os principais temas abordados pelos ambientalistas e as principais dimensões em que a transformação cultural se processa na sociedade através do ambientalismo são as questões sobre os conflitos que envolvem a ciência e a tecnologia, o controle do tempo e do espaço, e a construção de novas identidades. A ciência e a tecnologia são instrumentos centrais nesse processo, uma vez que depende delas a inovação de processos e produtos, nesse sentido, estas são bases da atual situação, tanto para problemas como possibilidades de mudança. Uma mudança da atual racionalidade social depende, estruturalmente, de uma mudança dos paradigmas científico-tecnológicos hegemônicos.

Referências

Bauman, Z. 2000. Em busca da Política. Jorge Zahar, Rio de Janeiro.

Benjamin, W. 1985. Magia e técnica, arte e política. Brasiliense, São Paulo.

Castells, M. 1999. A Sociedade em Rede. Paz e Terra, São Paulo.

Costanza, R.; d'Arge, R.; de Groot, R.; Farber, S.; Grasso, M.; Hannon, B.; Limburg, K.; Naeem, S.; O'Neill, R.V.; Paruelo, J.; Raskin, R.G.; Sutton, P.& van den Belt, M. 1998. The value of the world's ecosystem services and natural capital. Nature 387: 253–260.

Conti, L. 2000. Política e Ecologia. In: Bobbio, N.; Mateucci, N. & Pasquino, G. (Eds), Dicionário de Política, Imprensa Oficial do Estado, São Paulo. pp. 976-980.

Dowbor, L. 2000. Capitalismo: Novas dinâmicas, outros conceitos. SEADE, São Paulo.

Furnival, A.C.M. 2001. Investigando o papel de cientistas em estratégias para desenvolvimento sustentável local: visões e perspectivas da comunidade científica. Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Gonçalves, C.W.P. 1989. Os (des)caminhos do meio ambiente. Contexto, São Paulo.

Habermas, J. 1975. Técnica e Ciência enquanto “ideologia”. In Adorno, T.; Benjamin, W.; Habermas, J. & Horkheimer, M. (Eds), Os pensadores, Abril Cultural, São Paulo. pp. 303-333.

Leis, H.R. 1999. A Modernidade Insustentável. Vozes, Petrópolis.

Downloads

Publicado

2009-07-03

Como Citar

Costa, G. (2009). Ciência, tecnologia e sustentabilidade socioambiental. Revista Científica Hermes, 1(1). https://doi.org/10.21710/rch.v1i1.16

Edição

Seção

Artigos Temáticos