Gestores conectados por meio da tecnologia da informação
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v13i0.181Palavras-chave:
tecnologia da informação, redes sociais, aplicativos, aparelhos tecnológicosResumo
Este estudo teve como objetivo central averiguar o quanto os gestores estão conectados na tecnologia da informação. A metodologia aplicada foi a pesquisa exploratória, por meio de levantamento e abordagem qualitativa e quantitativa sobre o tema levantado, por meio de um questionário estruturado. O estudo investigou dezoito gestores da região oeste da cidade de Cascavel (PR), do segmento industrial, distribuídos em diversas áreas, selecionados por meio do método não probabilístico, considerando a amostra por conveniência. O resultado da pesquisa revela que, de forma geral, os gestores pesquisados estão conectados á tecnologia da informação por meio das redes sociais, aplicativos e aparelhos tecnológicos. A literatura evidencia que o Brasil é o segundo país mais conectado nas redes sociais, o que denota que os gestores também tendem a aumentar o uso das tecnologias da informação no decorrer do tempo. Fato que leva a concluir, que usando essas ferramentas tecnológicas, estando online frequentemente para cumprir suas funções empresarias, e ainda com agilidade, eles permanecem atentos com tudo o que está acontecendo ao seu redor e globalmente.
Referências
AFONSO, A.S. Uma análise da utilização das redes sociais em ambientes corporativos.2009. 170 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design D igital). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2009.
ALBERTIN, Alberto Luís; MOURA, Rosa Maria de.Tecnologia de informação. São Paulo: Atlas, 2004.
BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistema de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2004.
BOUÇAS, Cibelle. Mercado de smartphones crescerá 28% em 2014 na AL, aponta eMarketer.Valor Econômico, 22 jan. 2014. Disponível em: <http://www.valor.com.br/empresas/3403512/mercado-de-smartphones-crescera-28-em-2014-na-al-aponta-emarketer#ixzz3CTbCc3mk>. Acesso em: 5 set. 2014.
CASTELLS, Manuel A. Galáxia da internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
COMSCORE. Brazil digital future in focus’ report. ComScore, 14 mar. 2013. Disponível em:<http://www.comscore.com/Insights/Events_and_Webinars/Webinar/2013/2013_Brazil_Digital_Future_in_Focus>. Acesso em: 25 de set. 2013.
DELO, Cotton. In Brazil, Facebook, Twitter Battle For Ad Dollars As Social Land Grab Heats Up A Nation Obsessed With Social Networks. AdAge digital, 28 fev. 2013. Disponível em: <http://adage.com/article/digital/brazil-s-big-social-media-land-grab-heats/240061>. Acesso em: 16 de out, 2013.
ECONOMIST INTELLIGENCE UNIT. Acesso seguro a dados em um universo móvel. The Economist Intelligence Unit Limited, 2012. Disponível em: <http://www.cisco.com/web/BR/assets/executives/pdf/PT-BR_EIU_CISCO_MobileData_120928_FINAL2_PT-BR_LR.pdf>. Acesso em: 07 de set. 2013.
GARCIA, Osmarina Pedro Garcia; ROCHA, Letícia Mara; GARCIA, Elias; STRASBUG, Udo. Auditoria de Sistema: Evidenciando os Pontos de Auditoria de Sistemas de Escritórios de Assessoria Contábil. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGY MANAGEMENT – CONTECSI, 10., June, 12 to 14 2013. Anais... São Paulo: FEA. p. 3676-3704. Disponível em: <http://www.infoteca.inf.br/contecsi/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/PDFs/196.pdf>. Acesso em: 23 de jul. 2014.
HOLMES, Ryan. The Future Of Social Media? Forget About The U.S., Look To Brazil[Brasil é o futuro das redes sociais e não os Estados Unidos]. Forbes, 7 mar. 2013. Disponível em: <http://www.forbes.com/sites/ciocentral/2013/09/12/the-future-of-social-media-forget-about-the-u-s-look-to -brazil/>. Acesso em: 21 de setembro de 2013.
KEEN, Peter G.W. Guia gerencial para a tecnologia da informação: conceitos essenciais a terminologia para empresas e gerentes. 2. ed. Rio de janeiro: Campus, 1996.
LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P.Sistemas de informação gerenciais.7 ed. São Paulo: Pearson, 2007.
MARINO, Caroline; NEVES, Nina; ROSSI, Lucas. Viramos escravos da tecnologia?. Você S/A, São Paulo: Abril, ed. 178, mar. 2013.
OLIVEIRA NETTO, Alvim Antônio de. Metodologia da Pesquisa Científica: Guia prático para apresentação de trabalhos acadêmicos. 3. ed. Florianópolis: Visual Books, 2008.
PEREIRA, Maria José Lara de Bretãs; FONSECA, João Gabriel Marques. Faces da decisão: as mudanças de paradigmas e o poder da decisão. São Paulo: Makron Books, 1997.
SILVA, Marcos. Tecnologia da informação e sua contribuição para a gestão empresarial.Administradores.com, 3 mar. 2011. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/>. Acesso em: 16 de out. 2013.
TURBAN, Efraim; LEIDNER, Dorothy; MCLEAN, Ephraim; WETHERBE, James.Tecnologia da Informação para Gestão: Transformando os Negócios na Economia Digital. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
TURKLE, Sherry. Silêncio, por favor. Você S/A, São Paulo: Abril, ed. 178, mar. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Osmarina Pedro Garcia Garcia, Claudio Mioranza, Edison Luiz Leismann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.