Gestão estratégica no setor público:

um estudo de caso com base nas escolas de pensamento estratégico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v36i2.753

Palavras-chave:

setor público, estratégia, Mintzberg, boas práticas

Resumo

A Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul tem se destacado na governança pública, no Brasil, tendo atingido o conceito máximo em Gestão Pública, em 2021, em avaliação pelo Governo Federal, mesmo sem um planejamento estratégico formal em execução. Isso levou à pergunta de pesquisa: o que justificaria um desempenho elevado na gestão de um órgão público, quando inexistente um planejamento estratégico em execução? A fim de responder à questão, este artigo buscou analisar práticas de gestão da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, referentes a 2021, destacando elementos que justificassem um resultado tão elevado. Para isso, foram realizadas buscas em legislação pertinente, pesquisa bibliográfica, com amparo em trabalhos extraídos das bases de dados Scopus, Web of Science, Capes e Scholar Google, com especial foco nas escolas de pensamento estratégico, para análise qualitativo-descritiva, por meio de raciocínio indutivo, dos dados coletados dos documentos considerados pela instituição avaliadora, especialmente do Relatório Integral de Melhoria da Gestão do Ministério da Economia, destacando as práticas que favoreceram a boa governança. Foi possível observar que, no período mencionado, apesar da inexistência de um planejamento estratégico formal em execução, o órgão público adotou uma gestão estratégica, utilizando diferentes abordagens e apresentando características de diversas escolas do planejamento, como do design, do aprendizado, cultural e da configuração. Os achados poderão auxiliar gestores a adotarem práticas semelhantes, validando possível desmistificação da imprescindibilidade de planejamento estratégico em execução, para uma governança eficiente e transparente, demonstrando como outras abordagens estratégicas podem ser eficazes na gestão pública.

Biografia do Autor

Leandro de Moura Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Ciências Criminológico-Forenses, pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES, 2017), Buenos Aires, Argentina.

Mestrando em Administração Pública, pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Profiap/UFMS).

Advogado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2011).

Psicólogo, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS-2006).

Tecnólogo em Processos Gerenciais, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2024).

Contado pela Estadual Frei Vital de Garibaldi (EFVG-1999).

Especialista em Direitos Humanos, Direito Administrativo, Neuropsicopedagogia, Psicologia Comportamental, ABA - Teoria Comportamental Aplicada ao Autismo, MBA em Compliance.

Especialista em Educação - Docência para o Ensino Superior, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS-2008).
Especialista em Direito Constitucional (UNIDERP-ANHANGUERA-2013).

Cursando especialização em tutoria para educação a distância (UFMS, 2024).

 

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Ribeiro, L. de M., & Batista de Sousa, M. A. (2024). Gestão estratégica no setor público:: um estudo de caso com base nas escolas de pensamento estratégico. Revista Científica Hermes, 36(2), 256–274. https://doi.org/10.21710/rch.v36i2.753

Edição

Seção

Artigos