Storytelling em organizações: uma ferramenta de gestão e liderança

Autores

  • Celso Huerta Gimenes
  • Débora Cristina Liba Marin
  • Jeferson Ricardo Marin
  • Roberto Correa de Mello

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v3i0.34

Palavras-chave:

storytelling, liderança, conhecimento tácito, learning history, gestão do conhecimento

Resumo

Um líder bem sucedido é, um bom contador de histórias. Storytelling (contar histórias)

sempre foi um recurso fundamental nos grupos humanos: neles, as histórias são usadas para socializar, comunicar, liderar, planejar, pensar, ensinar, motivar, enganar, entender, advertir e tantos outros fins. Uma história marcante, contada e repetida pelos dirigentes de uma organização é, normalmente, mais motivadora para seus colaboradores do que manuais, normas e procedimentos escritos. No âmbito das organizações, os líderes geralmente se valem das competências em contar histórias (metáforas, parábolas, casos, chavões, piadas) para divulgar suas políticas, seus planos e modos de agir. Com base na literatura disponível, este trabalho apresenta um panorama sobre o tema, a fim de colaborar com a disseminação, para as organizações brasileiras, sobre a utilização de storytelling. Conclui-se que o storytelling se tornou mais uma ferramenta a ser utilizada pelos líderes, cujos resultados de sua aplicação ainda não foram divulgados de forma ampla, devido ao ineditismo do tema, tendo-se apenas alguns relatos de sua utilização.

Referências

Brown, J.; Denning, S.; Groh, K. & Prusak, L. 2005.Storytelling in Organizations. Elsevier Butterworth-Heinemann, Burlington.

Denning, S. 2005. The learder’s guide to storytelling. Jossey – Bass, San Francisco.

Gardner, H. 2003. What leaders have in common. An interview with Professor Howard Gardner. Disponível em: http://ecglink.com/newsletter/incommon.shtml. Acesso em maio de 2005.

Kleiner, A. & Roth, G. 1997. How to make experience your best teacher. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov. Acesso em maio de 2005.

Maturana R.H. 1997. A ontologia da realidade. Editora UFMG, Belo Horizonte.

Sole, D. & Wilson, D.G. 2003. Storytelling in organizations: the power and traps using stories to share knowledge in organizations. http://www.providersedge.com/kma/km_articles_general.htm. Acesso em maio de 2005.

Terra, J.C.C. 2002. Comunidades de prática: conceitos, resultados e métodos de gestão. Biblioteca TerraForum Consultores. Disponível em: http://www.terraforum.com.br/lib/pages/viewdoc.php?from=map&l_intDocCod=98. Acesso em abril de 2005.

Vigotski, L.S. 1998. A Formação Social da Mente. Editora Martins Fontes, São Paulo.

Vigotski, L.S. 1999. Pensamento e Linguagem. Editora Martins Fontes, São Paulo.

Downloads

Publicado

2010-07-31

Como Citar

Gimenes, C. H., Marin, D. C. L., Marin, J. R., & Mello, R. C. de. (2010). Storytelling em organizações: uma ferramenta de gestão e liderança. Revista Científica Hermes, 3. https://doi.org/10.21710/rch.v3i0.34

Edição

Seção

Artigos