A pesquisa de cliente oculto e a prática de seleção dos pesquisadores

Autores

  • Leonardo Vendramini Casartelli PUC-SP
  • Mariana Lima Prates PUC-SP
  • Alexandre Luzzi Las Casas PUC-SP
  • Regiani Salvático Pereira da Silva PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v17i0.289

Palavras-chave:

pesquisa de marketing, cliente oculto, escolha pesquisador cliente oculto

Resumo

A busca pela qualidade tem levado as empresas a se preocuparem com o atendimento ao consumidor. A pesquisa de cliente oculto se tornou uma das principais formas utilizadas pelas empresas para avaliar a qualidade da sua prestação de serviço, que terceirizam essas pesquisas com agências de pesquisa especializadas. No entanto, a contratação do pesquisador pode ser fundamental para o sucesso da pesquisa. O objetivo deste estudo é listar como as empresas que realizam as pesquisas de cliente oculto selecionam os pesquisadores e como é feita uma validação dos resultados para minimizar erros. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com 20 empresas pertencentes à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) localizadas em diferentes estados brasileiros. Como principais resultados do estudo, observou-se que as empresas não conseguem ter total certeza de que o pesquisador selecionado é o ideal para a pesquisa e que, para evitar erros, incorporam procedimentos que visam tanto ao processo de seleção dos pesquisadores quanto à validação dos resultados.

Biografia do Autor

Leonardo Vendramini Casartelli, PUC-SP

Graduado em Administração pela PUC-SP, Mestrando em Administração pela PUC-SP e atuação profissional na área de marketing.

Referências

AAKER, D.A.; KUMAR, V.; DAY, G.S. Pesquisa de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

AMA – American Marketing Association. Definition of Marketing, 2004. Disponível em: <https://www.ama.org/AboutAMA/Pages/Definition-of-Marketing.aspx> . Acesso em: 22 jun. 2015.

BARBARA, V.; ZALTMAN, G. A Voz do Mercado. São Paulo: Makron, 1992.

BENJES-SMALL, C.; KOCEVAR-WEIDINGER, E. Secrets to Successful Mystery Shopping – A Case Study. C&RL News, 2011.

BERRY, L.L. Retail Businesses are Services Businesses. Journal of Retailing, v. 62, n. 1, p. 3-6, 1986.

CALDEIRA, F.H. O mecanismo de busca do Google e a relevância na relação sistema-usuário. Letrônica, v. 8, n. 1, p. 91-106, jan.-jun. 2015.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis: Vozes, 2014.

CHURCHILL JR, G.A. Marketing research. Chicago: The Dryden Press, 1987.

DEMO, G. B2C Market: Development of a CRM Scale. In: ALI GHORBANI (Ed.). Marketingin the Cyber Era. Hershey, PA: IGI Global, p. 85-95, 2014.

ERSTAD, M. Mystery shopping programmes and human resource management. International Journal of Contemporary Hospitality Management, London, v. 10, n. 1, 1998.

FINN, A. Mystery Shopper Benchmarking of Durable-Goods Chains and Stores. Journal of Service Research, Sage, v. 3, n. 4, 2001.

FURNIVAL, A.C.M.; OUCHI, M.T.; PINTO, E.L. et al. The ‘mistery shopping’technique used as a tool of service assessment in public libraries: a Brazilian experience involving Biblioteconomy undergraduates. Revista Interamericana de Bibliotecología, v. 35, n. 1, p. 27-38, 2012.

GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GRANATINO, R.; VERKAMP, J.; PARKER, R. The use of secret shopping as a method of increasing engagement in the healthcare industry: a case study. International Journal of Healthcare Management, v. 6, n. 2, 2013.

GRÖNROOS, C. From marketing mix to relationship marketing. Management Decision, v. 32, n. 2, p. 4-20, 1994.

HERNANDES, J.M.C.; BASSO, K.; BRANDÃO, M.M. Pesquisa Experimental em Marketing. Brazilian Journal of Marketing (Revista Brasileira de Marketing), ed. esp., v. 13, n. 2, maio 2014.

HESSELINK, M.; IWAARDEN, J.V.; WIELE, T.V.D. Mystery shopping: A tool to develop insight into customer service provision. Total Quality Management, v. 16, n. 4 529-541, June, 2005.

ILIEVA, J.; BARON, S.; HEALEY, N.M. Online surveys in marketing research: Pros and cons. International Journal of Market Research, v. 44, n. 3, p. 361, 2002.

KEHAGIAS, J.; RIGOPOULOU, I.;VASSILIKOPOULOU, A. Linked mystery shopping to customer-seller encounters. Journal of Customer Behaviour, v. 10, n. 1, 2011.

KLEPACKI, L. Focus on: Mystery Shopping – Retailers using data to improve customer service. Chain Store Age, dec. 2012.

KLIE, L. Stress Test Customer Service with Mystery Shopping. Customer Relationship Management, p. 36-40, may 2013.

KOTLER, P. Marketing para o século XXI. São Paulo: Futura, 1999.

______.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LAS CASAS, A.L. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 2006.

______. Marketing Móvel: Tendências e oportunidades no marketing eletrônico. São Paulo: Saint Paul Editora, 2009.

______. Marketing na Área de Serviços. São Paulo: Atlas, 2012.

LATHAM, G.; FORD, R.; TZABBAR, D. Enhancing employee and organizational performance through coaching based on mystery shopper feedback: a quasi-experimental study. Human Resource Management, v. 51, n. 2, 2012.

LOPES, E. et al. Táticas vinculantes em marketing de relacionamento: uma aplicação no varejo tradicional e virtual. BASE –Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos,v. 9, n. 2, p. 116-133, 2012.

MALHOTRA, N.K. et al. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

______. Pesquisa de Marketing. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MANOLICĂ, A.; ROMAN, T. Mystery Shopping Research - Seeing the Company’s Performance Through the Eyes of the Customers. Annals of the Alexandru Ioan Cuza University - Economics, v. 59, n. 2, p. 105-112, 2012.

MATTAR, F.N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MCDANIEL, C.; GATES, R. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Thomson Learning, 2003.

PAYNE, A. Handbook of CRM: achieving excellence in customer relationship management. Oxford: Elsevier, 2006.

PINAR, M.; ESER, Z.; STRASSER, S. Using Mystery Shopping to Compare the Service Quality of Banks in Turquey. Services Marketing Quarterly, n. 31, p. 1-26, 2010.

QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L.V. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 2013.

ROZADOS, H.B.F. Uso de indicadores na gestão de recursos de informação. The use of indicators for information resources management. RDBCI, v. 3, n. 1, p. 60-76, 2005.

SHETH, J.N.; PARVATIYAR,A. Evolving relationship marketing into a discipline. Journal of Relationship Marketing, v. 1, n. 1, p. 3-16, 2002.

WIELE, T.V.D.; HESSELINK, M.; IWAARDEN, J.V. Mystery shopping: A tool to develop insight into customer service provision. Total Quality Management, v. 16, n. 4, p. 529-541, 2005.

Downloads

Publicado

2017-01-31

Como Citar

Casartelli, L. V., Prates, M. L., Las Casas, A. L., & Silva, R. S. P. da. (2017). A pesquisa de cliente oculto e a prática de seleção dos pesquisadores. Revista Científica Hermes, 17, 61–79. https://doi.org/10.21710/rch.v17i0.289

Edição

Seção

Artigos