Perfil do consumidor masculino gay carioca: um mapeamento com base na POF

Autores

  • Irene Raguenet Troccoli Universidade Estácio de Sá
  • Marcos Nahmias da Cruz Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Joyce Gonçalves Altaf Faculdade Machado Sobrinho

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v15i0.250

Palavras-chave:

consumidor homossexual, consumo, POF, Rio de Janeiro

Resumo

Por meio da aplicação de três questionários da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), o presente artigo, de abordagem quantitativa e exploratório quanto aos fins, traz o mapeamento do perfil de consumo do público homossexual (ou gay) masculino morador da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Os aspectos visados foram as aquisições fora do domicílio, a ocupação e o rendimento individual mensal, e as condições de vida familiar. A pesquisa primária ocorreu no período 2013/14, junto a amostra de 54 homens com renda média mensal entre R$ 2 mil e R$ 4 mil. Dentre outros achados, verificou-se que esse consumidor não costuma morar sozinho, prefere os restaurantes de refeições a peso, procura boates, danceterias e discotecas quando quer se divertir, e tem nos óculos escuros um objeto de desejo. Como resultado prático, espera-se que esse maior conhecimento possa ser vetor de impulso aos segmentos produtivos que já atendem ou que pretendam atingir estes consumidores.

Biografia do Autor

Irene Raguenet Troccoli, Universidade Estácio de Sá

Possui doutorado (2002) e mestrado (1992) em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e graduação em Ciências Economicas  pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). Atualmente é professora titular do Mestrado Profissional em Administração  e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácioo de Sá  e membro do corpo editorial das revistas acadêmicss Revista Pensamento Contemporâneo  em Administração  (RPCA) e Economia e Gestão (E&G). 

Marcos Nahmias da Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possuo graduação em Letras- Hab Língua Portuguesa e em Comunicação Social - Hab. Jornalismo. Especialista em Língua Portuguesa e mestrado em Linguística e em Administração de Empresas. Atuo no mercado profissional interagindo nas áreas de Letras, de Jornalismo e de Administração há aproximadamente 15 anos. Depois de ministrar aulas do ensino fundamental à pós-graduação, atuo no ensino de 3º grau há mais de 10 anos, dando aula em várias disciplinas de diferentes cursos, entre eles Administação, Direito, Letras e Jornalismo. Comecei a atuar na área jornalística há mais de oito anos, passando por todo tipo de redação: impresso, rádio e TV; atuando também em assessorias de imprensa, há mais de cinco anos, para empresas como Bradesco, Vale, Shopping Iguatemi, entre outras. Além de trabalhar, durante cinco anos, adquirindo experiências como produtor, repórter e editor na TV Liberal, afiliada Rede Globo.

Joyce Gonçalves Altaf, Faculdade Machado Sobrinho

Possui graduação o em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), graduação  em Administração  de Empresas pela Faculdade Metodista Granbery (2007), pós graduação  em História  Econômica  pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), curso de extensão em Marketing e Liderança pelo Marietta College e é mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá - MADE (2009). É editora da revista científica Machado Sobrinho. Atua como coordenadora do curso de Administração da Fundação Educacional Machado Sobrinho e professora dos cursos de Administração e Engenharia de Produção ministrando diversas disciplinas em nível de graduação, elaboração de projetos acadêmicos e publicação de trabalhos científicos na área de Administração e Engenharia de Produção. Exerce a função de professora no curso de Pós Graduação em Administração Públicaa da/UFF. Possui experiência na área de Administração , com ênfase em Estratégia e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing,comportamento do consumidor, estratégias empresariais, grupos estratégicos s e redes de relacionamento.

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Publicado

2016-06-01

Como Citar

Troccoli, I. R., da Cruz, M. N., & Altaf, J. G. (2016). Perfil do consumidor masculino gay carioca: um mapeamento com base na POF. Revista Científica Hermes, 15, 319–347. https://doi.org/10.21710/rch.v15i0.250

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