Novos padrões de consumo originados pelas mudanças na composição familiar
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v12i0.183Palavras-chave:
economia comportamental, padrões de consumo, composição familiar, classe médiaResumo
A ideia da contribuição surgiu a partir de constatações em supermercados, de edifícios com apartamentos menores espalhados pelas grandes cidades e das novas composições familiares. O trabalho objetiva verificar as razões de alterações nos padrões de consumo, notoriamente a partir do século XXI, época de redistribuição de renda e consequentemente, redução da desigualdade no Brasil. Os acessos a bens e serviços de uma classe média emergente das mudanças políticas e econômicas no país evidenciam a constituição de um novo arquétipo de consumo que decorre não somente das exigências da vida moderna, mas também de fatos históricos que podem acarretar em mudanças comportamentais, incluindo novas composições das famílias. Assim, recorrendo a uma metodologia qualitativa e quantitativa, contemplando embasamento teórico acompanhado de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário específico coerente com as pesquisas de orçamentos familiares, este trabalho busca mapear as metamorfoses e entender as consequências para a economia de todo este contexto.
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