A influência da rede social Facebook no comportamento de compra do consumidor

Autores

  • Tomas Sparano Martins PUCPR
  • Anne Franciele Matoso PUCPR
  • June Allison Westarb Cruz PUCPR
  • Rony Ahlfeldt PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v13i0.177

Palavras-chave:

Facebook, comportamento do consumidor, relacionamento com cliente

Resumo

O objetivo do presente artigo foi analisar o impacto da rede social Facebook no comportamento de compra do consumidor curitibano. Especificamente, a pesquisa procurou entender como o público-alvo busca o produto e até que ponto informações nas redes sociais tem influência sobre esses comportamentos, ou sejam, se compram mais ou se têm lembrança da marca em momentos decisivos. Os dados foram coletados por meio de uma amostra de 88 consumidores em Curitiba/PR e analisados a partir da interpretação da descrição estatística dos dados. Concluiu-se, a partir dos dados, que as marcas que mantém seus perfis ativos no Facebook não influenciam diretamente o comportamento do consumidor nem estimulam diretamente a compra, porque os consumidores buscam lazer, informação e conteúdos relevantes no Facebook. No entanto, uma empresa tem oportunidades de estabelecer e estreitar relacionamento com seus consumidores.

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Publicado

2015-06-03

Como Citar

Martins, T. S., Matoso, A. F., Cruz, J. A. W., & Ahlfeldt, R. (2015). A influência da rede social Facebook no comportamento de compra do consumidor. Revista Científica Hermes - Fipen, 13, 86–106. https://doi.org/10.21710/rch.v13i0.177

Edição

Seção

Artigos