Usando a interdisciplinaridade como fator de influência no nível de satisfação de alunos de Engenharia – exemplo de aplicação de gestão de serviços em instituição de ensino superior

Autores

  • Angelo Eduardo Battistini Marques USJT - Universidade São Judas Tadeu
  • Mairlos Navarro

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v10i0.107

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, avaliação, marketing de relacionamento, gestão de serviços, satisfação do cliente

Resumo

Este artigo apresenta os procedimentos que foram realizados por uma (FTCE) Faculdade de Tecnologia e Ciências Exatas de uma instituição privada, da região metropolitana de São Paulo, visando melhorar a percepção dos alunos com relação aos cursos e disciplinas ofertados. Essa percepção, por parte dos alunos, pode contribuir para um melhor aproveitamento acadêmico e consequente diminuição da evasão, conforme apontado por alguns estudos e indicadores de satisfação de clientes com relação aos serviços contratados, que mostram que dificuldades acadêmicas (nos primeiros anos) e a falta de aplicabilidade prática das disciplinas estudadas representam fatores de peso na permanência do aluno no curso escolhido.Por se tratar de uma instituição de ensino, a maioria dos procedimentos realizados pela FTCE consta de ações pedagógicas (interdisciplinares),tanto com professores como com alunos, que resultaram avaliações disciplinares integradas que buscam apresentar uma visão aplicada dos conteúdos estudados com relação à atuação dos alunos como engenheiros. Faz parte deste trabalho apresentar avaliações preliminares feitas com os alunos indicando sua visão sobre os procedimentos tomados pela FTCE, como direcionadores do trabalho realizado, sem, no entanto, avaliaros resultados obtidos com relação à diminuição efetiva da evasão total de alunos, uma vez que este é ainda um trabalho em construção.

Referências

ALLAL, L.C.J.; PERRENOUD, P. A avaliação formativa num ensino diferenciado, Coimbra, 1991.

BORGES, P. MEC e universidades estudam planos para combater evasão, Andifes, 13 Fevereiro 2012. [Online]. Disponível em: <http://www.portal2010.andifes.org.br/portal6/index.php?option=com_content&view=article&id=6252:mec-e-universidades-estudaachem-planos-para-combater-evasao&catid=52&Itemid=100013> . Acesso em: 16 Out 2012.

CAPRA, F. A ciência de Leonardo da Vinci. São Paulo: Cultrix, 2008.

CULLIGAN P.; PENA-MORA, F. Interdisciplinary in Engineering, In: Oxford Handbook on Interdisciplinarity, Oxford University Press, 2008.

DISNEY INSTITUTE with Theodore Kinni, Be our guest –perfecting the art of customer service, New York: Disney Editions, 2011.

F.C.A.; CARVALHO, A. A interdisciplinaridade no ensino da engenharia: A internet como ferramenta. Revista Digital de

Biblioteconomia e Ciência da Informação, 2009.

FOOTE, N.N.; HATT, P. Social Mobility and Economic Advancement, American Economic Review, pp. 364-378, Maio 1953.

INEP. Sinopse da Educação Superior de 2010, 2011. [Online]. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/superior-censosuperior-sinopse> . Acesso em: 17 Jun 2013.

MAGALDIS.; CRESCITELLI, E. A importância dos serviços suplementares no setor de serviços: uma análise do nível de satisfação do cliente, REGE Rev. Gest. USP v. 15 n. 3, Set. 2008.

MAINES, A. Interdisciplinaridade e o ensino de Engenharia, Anais COBENGE 2001, 2001.

OLIVEIRA, V.F. de. Estudo sobre a Evolução dos Cursos de Engenharia, UFJF, Juiz de Fora, 2011.

PRAY, L. Interdisciplinarity in Science and Engineering. Academia in Transition, 2002.

Downloads

Publicado

2014-06-10

Como Citar

Marques, A. E. B., & Navarro, M. (2014). Usando a interdisciplinaridade como fator de influência no nível de satisfação de alunos de Engenharia – exemplo de aplicação de gestão de serviços em instituição de ensino superior. Revista Científica Hermes, 10. https://doi.org/10.21710/rch.v10i0.107

Edição

Seção

Artigos