Cocriação de valor em instalações esportivas universitárias nos EUA e no Brasil

Autores

  • Vanessa Carvalho Miranda Tavares Universidade Nove de Julho
  • João Paulo Lara de Siqueira Universidade Nove de Julho
  • Benny Kramer Costa Universidade Nove de Julho
  • Cinthya da Silva Nascimento Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v15i0.244

Palavras-chave:

cocriação de valor, instalações esportivas, modelo DART

Resumo

Com base no fato de que o local indicado para a prática de atividades física é a instalação esportiva e que a teoria da cocriação de valor pode contribuir para uma aproximação entre clientes (usuários de um serviço) e ofertantes de serviços, gerando vantagens para ambos, este estudo buscou responder à questão “a cocriação de valor é utilizada na gestão das instalações esportivas universitárias?”. O objetivo deste estudo foi identificar evidências de que blocos de Interação entre essas instalações e seus usuários estabelecem um relacionamento cocriativo. O Referencial teórico empregado partiu do modelo DART (Diálogo Acesso, Risco e Transparência) desenvolvido por Prahalad e Ramaswamy (2004). O método empregado foi o empírico, análise de documentos, visitas técnicas e entrevistas com os gestores do Recreation Center da Universidade de Massachusetts Amherst (Umass) e o Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPE – USP). Os resultados mostraram que nas duas instalações foram identificadas práticas cocriativas, embora seus gestores desconheçam a teoria.

Biografia do Autor

Vanessa Carvalho Miranda Tavares, Universidade Nove de Julho

Mestre em Administração e Gestão de Esportes - UNINOVE.

Pos Graduação em Gestão de pessoas - UNINOVE.

Bacharel e Licenciatura em Educação Física - UNIBAN.

 

João Paulo Lara de Siqueira, Universidade Nove de Julho

Professor do Mestrado Profissional em Administração e Gestão do Esporte – UNINOVE.


Doutor pela Faculdade de Economia, Administração  e Contabilidade Mestre pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.

Mestre pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.

Benny Kramer Costa, Universidade Nove de Julho

Diretor e Professor do Mestrado Profissional em Administração e Gestão do Esporte – UNINOVE.

Professor Livre-docente da Escola de Comunicações e Artes  – ECA/USP.


Pós-Doutor e Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP.

Cinthya da Silva Nascimento, Universidade Nove de Julho

Graduada em Ciências da Atividade Física - USP.

Referências

BALLANTYNE, D.; VAREY, R. J. Creating value-in -use through marketing interaction: the exchange logic of relating, communicating and knowing. Marketing Theory, v. 6, n. 3, pp. 335-348, 2006.

BECKER, L.C.; NAGEL, M. A Relação entre os Elementos da Cocriação (DART) e Confiança no Contexto de Serviços. Revista de Administração IMED, v. 3, n. 1, pp. 1-18, 2013.

BENAPUDI, N.; LEONE, R. P. Psychological Implications of Customer Participation in Co-production. Journal of Marketing, v. 67, n. 1, pp. 14-28, 2003.

BERTEVELLO, G. Academias de Ginástica e Condicionamento físico – Sindicato & associações. Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: CONFEF, 2006.

CARTER, B. “Student Athlete Welfare in a Restructured NCAA”. Virginia Journal of Sports and the Law, v. 8, n. 1, pp. 1-103, 2000.

COATES, D.; HUMPHREYS, B.R. Professional Sports Facilities, Franchises and Urban Economic Development. Public Finance and Management, v. 3, n. 3, p. 335-357, 2003.

ELIAS, Norbert. “A Génese do Desporto: Um Problema Sociológico”. A busca da Excitação. Lisbon: Difel, 1992. p.187-220.

GRÖNROOS, C. Marketing as Promise Management: Regaining Customer Management for Marketing. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 24, n. 5/6, p. 351-359, 2009.

______.; VOIMA, P. Critical Service Logic: Making sense of Value Creation and Co-creation. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 41, n. 2, p. 133-150, 2013.

HEINEMANN, K. Sport and the welfare state in Europe 1 This article is based on an intercultural comparative project on “Sport and Welfare Policies” including six European countries (Denmark, Germany, France, Great Britain, Italy and Spain), financed by the Club of Cologne (Heinemann, 1999). European Journal of Sport Science, v. 5, n. 4, pp. 181-188, 2005.

HOULIHAN, B.; GREEN, M. Comparative elite sports developments. Comparative Elite Sports Developments. Systems, Structures and Public Policy. Amsterdam: Elsevier, 2008.

HOYER, W.; CHANDY, R.; DOROTIC, M.; KRAFFT, M. Consumer Cocreation in New Product Development. Journal of Service Research, v. 13, n. 3, pp. 283-296, 2010.

LUSCH, R.; VARGO, S.L. The Service-Dominant Mindset. In: Service science, Management and Engineering Education for the 21st century. Springer US, pp. 89-96, 2008.

MÖLLER, K.; RAJALA, R.; WESTERLUND, M. Service Innovation Myopia? A New Recipe for Client-Provider Value Creation. California Management Review, v. 50, n. 3, pp. 31-48, 2008.

MORAES, M.B.; COSTA, B.K. Co-criação de Valor e Perspectiva da Lógica Dominante: Um Estudo em uma Empresa do Setor Aeronáutico. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 9, n. 2, pp. 262-279, 2013.

NAMBISAN, S. Designing Virtual Customer Environments for New Product Development: Toward a Theory. Academy of Management Review, 27(3), 392-413, 2002.

NIRSA/NASPA. NIRSA/NASPA consortium campus recreation impact study. Descriptive Summary Report. 2010. Disponível em: <http://www.nirsa.org/docs/Discover/Research/Campus_Rec_Impact_Study> . Acesso em: 26 abr. 2016.

PAYNE, A.F.; STORBACKA, K.; FROW, P. Managing the Co-creation of Value. Journal of the academy of marketing science, v. 36, n. 1, p. 83-96, 2008.

PRAHALAD, C.K.; RAMASWAMY, V. Co-creation Experiences: The Next Practice in Value Creation. Journal of interactive marketing, v. 18, n. 3, p. 5-14, 2004.

RAGIN, C. Making Comparative Analyses Count. Revista de História Comparada, v. 1, n. 1, p. 5, 2007.

RAMASWAMY, V.; GOUILLART, F. Building the Co-creative Enterprise. Harvard business review, v. 88, n. 10, pp. 100-109, 2010.

ROMERO, D.; MOLINA, A. Value Co-creation and Co-innovation: Linking Networked Organizations and Customer Communities. In: Leveraging knowledge for innovation in Collaborative Networks. Springer Berlin Heidelberg, pp. 401-412, 2009.

SCULLY, G.W. The Economics and Politics of Sports Facilities. Wilbur C. Rich. (ed.). Westport, Conn.: Quorum Books, 2000. 248 pp. Business History Review, v. 74, n. 4, p. 739-741. 2000.

SHETH, J.; PARVATIYAR, A. Relationship Marketing in Consumer Markets: Antecedents and Consequences. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 23, n. 4, p. 255-271, 1995.

STAREPRAVO, F.A. et al. O Esporte Universitário no Brasil: Uma interpretação a partir da legislação esportiva. Esporte e Sociedade, v. 5, n. 14, p. 1-23, 2010.

STAHL, T., RUTTEN, A.; NUTBEAM, D.; BAUMAN, A.; KANNAS, L.; ABEL; T., LUSCHEN, G.; RODRIGUES, D.J.; VINCK, J.; VAN DER ZEE, J. The Importance of the Social Environment for Physically Active Lifestyle — Results from an International Study. Social Science & Medicine, 52(1), pp. 1-10, 2001.

VARGO, S.L.; LUSCH, R.F. Evolving to a New Dominant Logic for Marketing. Journal of Marketing, v. 68, n. 1, p. 1-17, 2004.

______.; MAGLIO, P.; AKAKA, M. A. On Value and Value Co-creation: A Service Systems and Service Logic Perspective. European Management Journal, v. 26, n. 3, pp. 145-152, 2008.

XIONG, H. The Evolution of Urban Society and Social changes in Sports Participation at the Grassroots in China. International Review for the Sociology of Sport, v. 42, n. 4, pp. 441-471, 2007.

YIN, R. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

YUNIS, M.M.; KOONG, K.S.; LIU, L.C.; KWAN, R.; TSANG, P. ICT Maturity as a Driver to Global Competitiveness: A National Level Analysis. International Journal of Accounting & Information Management, v. 20, n. 3, pp. 255-281, 2012.

ZHANG, X.; CHEN, R. Examining the Mechanism of the Value Co-creation with Customers. Internacional Journal of Production Economics, v. 116, n. 2, pp. 242-250, 2008.

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

Tavares, V. C. M., de Siqueira, J. . P. L., Costa, B. K., & Nascimento, C. da S. (2016). Cocriação de valor em instalações esportivas universitárias nos EUA e no Brasil. Revista Científica Hermes, 15, 54–77. https://doi.org/10.21710/rch.v15i0.244

Edição

Seção

Artigos